quinta-feira, 7 de maio de 2009

MOURA-SALUQUIA-2

Conta-se que no tempo de D. Afonso Henriques no Alentejo e nomeadamente nos arredores de Moura já tudo pertencia aos Cristãos, excepto o Castelo de Moura,

Assim, D. Afonso Henriques mandou dois fidalgos e seus contigentes arranjar maneira de conquistar essa praça. Através de informadores souberam os fidalgos que a princesa Salúquia que era muito conhecida pela sua formosura ia casar com um principe moçulmano também muito formoso. Como ia para um evento festivo o príncipe moçulmano e seus convidados. foram para o castelo da sua noiva sem armas.

Os Cristãos esconderam-se nos olivais perto do castelo e quando os moçulmanos iam a passar caíram-lhe encima e mataram-nos todos. Seguidamento vestiram as roupas moçulmanas e assim sfarçados dirigiram-se para o castelo.

A Moura Salúqua ao vê-los mandou abrir as portas do castelo. Os Cristãos ao entrarem descobriram-se e começaram o ataque aos defensores do castelo. A princesa ao ver que tinha sido enganada e que estava tudo perdido, subiu à torre levando as chaves do castelo e preferiu mandar-se com elas da torre abaixo a aceitar a rendição para os Cristãos.

1 comentário:

  1. Que pena!!! pela princesa, que era bonita e formosa!!! já nessa época havia terrorismo e pelo que li,não eram mulçulmanos: mas sim cristãos que vergonha!!!enfim e assim lá fomos ganhando e a culpa não era do Bin Laden :mas sim do nosso querido D. Afonso Henriques ????? parabens pela história

    ResponderEliminar